Nathaniel Bagshaw Ward (1791 - 04 de junho de 1868 em St. Leonard de, Sussex) foi um médico Inglês que popularizou um caso para o cultivo e transporte de plantas que foi chamado o Caso Wardian.
Biografia
Ward nasceu em Londres para Stephen Smith Ward, um médico. Pouco se sabe sobre seus primeiros anos e vida familiar, mas acredita-se ter sido enviado para Jamaica com a idade de treze anos em que ele pode ter tido um interesse em plantas. Ele praticou a medicina no East End de Londres e teve um interesse em botânica e entomologia no tempo livre ou quando em férias em Cobham, Kent. Tytler Whittle em seu livro, Os Caçadores da planta, descreve a área onde viveu:
"O que se sabe é que Wellclose Square, a parte da zona das docas onde vivia, era uma espécie de Sherlock Holmes de lugar;. Não produz exatamente leprosos, lascarins abomináveis e chineses maus, mas dando essa impressão todos o mesmo e tinha Holmes e Watson sido familiarizado com o seu contemporâneo, Dr. Nathaniel Ward, sem dúvida, eles teriam admirava seu método científico de observação e dedução ".
Ward qualificado para membro do Royal College of Surgeons em Londres, em 1814, em seguida, mais tarde se tornou um companheiro da Linnean Society em 1852.
Seus quatro filhos, Stephen (b.1819), Nathaniel (b.1821), John (b.1824) e Richard (b.1831) todos passaram a qualificar-se como médicos e cirurgiões. Stephen e Nathaniel depois de se qualificar ambos trabalharam como assistentes com seu pai na prática East End família. John entrou para a Marinha Real em 1846 como um cirurgião assistente, servindo com distinção durante a Guerra Crimeia, com o filho mais novo de Richard ter sua própria prática no centro de Londres.
Ward eo caso Wardian
Ward notou pela primeira vez os efeitos de um recipiente de vidro hermeticamente fechado em 1829. Ele tinha colocado uma crisálida de uma traça de Sphinx no solo úmido na parte inferior de uma garrafa e coberto com uma tampa. Uma semana depois, ele notou que uma samambaia e grama mudas tinha brotado do solo. Seu interesse despertou, viu que evapora a umidade condensada nas paredes da garrafa durante o dia, e correu de volta para baixo no solo para a noite, mantendo uma humidade constante.
O caso de vidro que ele usou para borboletas traseiras e crescer plantas foi amplamente utilizado durante o tempo para a introdução de plantas para as colônias britânicas. Suas primeiras experiências com plantas dentro de caixas de vidro começou em 1830. Em 1833, George Loddiges utilizado casos Wardian para o transporte de plantas da Austrália e disse que "enquanto eu usei anteriormente para perder dezenove dos vinte das plantas I importados durante a viagem, dezenove do de vinte é agora a média daqueles que sobrevivem". Loddiges foi o Vice-Presidente dos casos Horticultural Society e Wardian tornou-se popular.
Ele tentou fazer uma estufa no jardim Clapham no princípio do caso Wardian. Este foi, porém, criticada por John Lindley nas Chronicle jardineiros, que escreveu que "quando ele é aberto e fechar de dia para dia, ele não tem mais direito ao nome [do caso Wardian] do que uma estufa comum". Lindley também escreveu dizendo que Ward tinha uma vaidade desmedida e um desejo de ser "reconhecido [como] um segundo Newton’’.
Dr Ward fez uma palestra sobre a descoberta de uma maneira de preservar plantas em 1854 à Royal Society no Chelsea Physic Garden. Ele também trabalhou em microscopia e ajudou no desenvolvimento do Chelsea Physic Garden como um membro do conselho. Ele foi eleito Fellow da Royal Society em 1852.
Nathaniel Bagshaw Ward morreu em St Leonards em Sussex e é enterrado em uma cova sem marcação em West Norwood Cemetery.
O padrão abreviatura autor N.B.Ward é usado para indicar essa pessoa como o autor quando citando um nome botânico.
Fonte: wikipedia